É PRIMORDIAL SE PREVENIR

Olá síndicos, moradores, funcionários e fornecedores de condomínios.

Nós somos a PRIMORDIAL Síndico Profissional, empresa especializada em gestão de propriedades, condomínios residenciais e logísticos, formada pelos sócios fundadores Alexsandro Primo, Gustavo Aquino e Tadeu Nascimento.

Estamos diante de uma situação inédita que afetará de maneira global, além da saúde pública, a saúde psicológica de pessoas confinadas, a economia em decorrência dos fechamentos das diversas atividades econômicas e consequentemente, a garantia de emprego de todos. É um momento de incerteza, de curto a longo prazo, quando se faz necessário um planejamento preventivo para superarmos da melhor forma o que vem pela frente.

Segundo dados do IBGE, na Grande BH temos aproximadamente 25 mil condomínios edilícios, um segmento potencial de proliferação do coronavírus, principalmente, quando estamos falando de confinamento.

Na PRIMORDIAL temos um fluxo mensal estimado em mais de 50 mil pessoas transitando nos condomínios onde fazemos a gestão. Com essa quantidade de pessoas aglomeradas nestes ambientes, nossa melhor dica é investir em comunicação constante com os moradores e preparar bem as equipes de zeladoria, limpeza e portarias como suporte do síndico.

Preparamos um Plano de Contingência dividindo o condomínio em 05 setores macros, que estão sendo geridos da seguinte forma:

Comunicação
1 – Disparamos uma ampla campanha com cartazes, panfletos e comunicados frequentes, desenvolvidos para serem enviados aos condôminos;
2 – Reforçamos entre os moradores o uso do sistema de gestão do condomínio, como o ByDoor, por exemplo;
3 – Estamos levando informações e orientações a partir dos canais oficiais da OMS, Governo e Prefeituras;
4 – Estamos usando nossas redes sociais para levar até às pessoas todas essas informações.

Áreas comuns
1 -Ajustamos o Plano de Contingência do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública COE-COVID-19 para o condomínio;
2 – Proibimos qualquer tipo de contato com o porteiro e, acesso ao interior da guarita;
3 – Fechamos todos os espaços compartilhados como gourmets, piscinas, academias, salões e quadras.

Operacional
1 – Preparamos o zelador para orientar sobre aglomerações dentro do condomínio;
2 – Ajustamos a escala de trabalho dos funcionários, próprios ou terceirizados, para que tenham o mínimo de contato com os demais colegas de trabalho e moradores;
3 – Dispensamos funcionários considerados em grupo de risco;
4 – Reforçamos o estoque de insumos de limpeza, EPIs e orientamos quanto ao uso.

Financeiro
1 – Estamos aplicando a Medida Provisória Nº 927 (22/03/20) – Ementa: Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), e dá outras providências.
2 – Vamos ajustar a cobrança condominial para rateio de despesas, com base no mínimo de gastos necessário;
3 – Suspendemos todas as obras e manutenções que podem esperar um momento propício;

Jurídico
1 – Suspendemos assembleias e reuniões presenciais;
2 – Blindamos o condomínio contra processos trabalhistas, ou seja, qualquer doença adquirida no ambiente de trabalho, em função da ausência de medidas de proteção, será caracterizada como ACIDENTE DE TRABALHO;
3 – Estamos atentos à responsabilidade do síndico no que diz o Código Civil: “Cumprir e fazer cumprir a convenção…” e “Cuidar da conservação e a guarda das áreas comuns do patrimônio”;
4 – Estamos preparados para comunicar imediatamente às autoridades de saúde, em princípio, as doenças, as infectocontagiosas.

Considerando tudo que já foi noticiado, nós síndicos temos a responsabilidade e missão social de acompanhar em tempo real o plano de contingência do Governo e replicar suas diretrizes de prevenção nos condomínios, servindo de retaguarda das autoridades dentro do que compete a nós síndicos, no que diz cumprir e fazer cumprir.

Proteção, higiene, respeito, responsabilidade e solidariedade devem ser nossa arma contra essa pandemia do COVID-19.

#SomosPRIMORDIAL #CompartilheComOsVizinhos #SejaSolidario #SejaResponsavel #VamosFicarBem