Trabalhar o dia todo e, quando voltar para casa, ainda ter que resolver assuntos de condomínio cansa qualquer um. Se essa é a sua situação, saiba que existem algumas formas de aliviar a pressão de ser síndico.

Adotando a transparência na gestão de condomínio, você consegue ter menos conflitos para administrar e ter mais tempo para curtir a sua família.

Para que consiga fazer isso, veja as dicas que selecionamos para você.

Mantenha as contas do condomínio abertas

Permanecer com as informações financeiras do seu condomínio restritas a quem cuida delas, e não para todos, só faz a desconfiança de alguns moradores aumentar.

A partir do momento que você deixa as informações sobre os valores que entram e quem saem disponíveis para consulta, o clima fica muito mais amistoso.

Além disso, conseguindo enxergar melhor para onde vai o dinheiro de todo mundo é possível que engajar os moradores a ajudarem na manutenção, evitando desgastes por descuidos e descaso.

Disponibilize cotações e orçamentos

Como é recomendado que toda contratação ou compra de materiais seja feita com base na comparação de orçamentos, é importante que você deixe os demais moradores à vontade para conferir as cotações que foram feitas.

Assim eles conseguirão perceber por que foi contratado este ou aquele fornecedor. Essa disponibilização também irá te ajudar a minimizar qualquer tipo de fofoca quanto à sua preferência pela empresa prestadora de serviços ou produtos.

Deixando esses documentos acessíveis a qualquer morador você, com certeza, vai garantir um pouco mais de tranquilidade na sua gestão.

Abasteça o condomínio de informações

Síndicos que seguram informações podem acabar como alvo de comentários e críticas maldosas — a famosa fofoca — formando uma resistência a sua gestão.

Para evitar esse tipo de situação, esteja disponível para tirar as dúvidas dos moradores. Uma boa forma de fazer isso é utilizar comunicados, informando o que está sendo feito, prazos e valores com antecedência.

Dessa forma, você vai conseguir evitar reclamações de vizinhos que dirão não saber, por exemplo, que há uma reserva para alguma reforma que será realizada em breve.

Tomando o cuidado de manter esses comunicados de maneira pública, você garante que está trabalhando para melhorar o condomínio, deixando todos a par do que anda fazendo como gestor e quais os impactos isto acarretará na vida de cada morador.

Utilize um bom software de gestão de condomínio

Com uma vida muito corrida, horários que se desencontram e compromissos que lotam a agenda de todos os moradores do condomínio, pode ser que fique mais difícil conseguir alinhar todas as informações necessárias com seus colegas de condomínio.

Para resolver esse tipo de situação e ainda cuidar de outros pontos cruciais, como, por exemplo, ter um bom sistema de cobrança, controles de consumo, registro de visitantes, gestão financeira e outras tantas funcionalidades bastante úteis para síndicos e condôminos, existem algumas opções que cabem no bolso.

Um bom exemplo é o ByDoor, que faz tudo isso e ainda garante que a transparência na gestão do seu condomínio, utilizando de tecnologias modernas para assegurar o controle de todos os aspectos citados acima.

Para saber mais sobre esta solução, adotando a transparência na gestão de condomínios, entre em contato conosco e melhore o seu trabalho e a relação com os condôminos.